A avaliação de conforto acústico é o processo de medir e avaliar a qualidade do som em um ambiente para determinar se ele é confortável para o ouvido humano. O objetivo da avaliação de conforto acústico é garantir que os ambientes sejam projetados e construídos de tal forma que sejam agradáveis para as pessoas que os frequentam.
A avaliação de conforto acústico envolve a medição dos níveis de ruído em um ambiente e a comparação com padrões estabelecidos de conforto acústico. Os níveis de ruído podem ser medidos usando instrumentos especiais, como sonômetros ou microfones, e os resultados da medição são comparados com padrões de conforto acústico estabelecidos pelas normas internacionais e pelas regulamentações locais.
A avaliação de conforto acústico é importante para uma série de aplicações, incluindo o projeto e a construção de edifícios, espaços públicos, teatros, salas de concerto, escritórios e outros ambientes onde as pessoas frequentemente se reúnem. Além disso, a avaliação de conforto acústico pode ser usada para melhorar a acústica em ambientes existentes, como salas de aula, escritórios ou edifícios residenciais.