Estudo de Impacto de Vizinhança 

O Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) é um recurso crucial para equilibrar os interesses do empresário com os direitos da comunidade para uma cidade sustentável. As construções ou expansões de projetos podem ter impactos positivos ou negativos na vizinhança, afetando diretamente a qualidade de vida da população e a dinâmica de uma área urbana. Para avaliar esses impactos, é necessário realizar estudos por uma equipe multidisciplinar na área afetada. Após identificar os impactos, é fundamental propor medidas para mitigar e compensar possíveis problemas futuros e riscos para a vizinhança. Com a compreensão dos impactos positivos e negativos que o projeto terá na comunidade, cabe à administração pública tomar a decisão final sobre a instalação ou readequação do local.
Sendo também necessário para analisar os efeitos negativos e positivos que surgirão com a implantação ou expansão do projeto. Assim, é possível estabelecer ações para minimizar os problemas sociais que podem ocorrer em algumas atividades. As análises mínimas a serem apresentadas no estudo, são: Adensamento populacional, equipamentos urbanos e comunitários, uso e ocupação do solo, valorização imobiliária, geração de tráfego e demanda por transporte público, ventilação e iluminação, paisagem urbana e patrimônio natural e cultural.
O Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) envolve a avaliação da área circundante do projeto que será construído ou ampliado, bem como a elaboração de um diagnóstico por uma equipe, para avaliar os critérios estabelecidos pela legislação em vigor. Através desta análise, são pesados os impactos mais significativos e as medidas a serem tomadas para melhorar a qualidade de vida da população afetada.

Tem interesse? Fale com um de nossos especialistas.