Monitoramento de Qualidade de Água 

A água é um recurso vital para a humanidade, sendo fundamental para a sobrevivência de todos os organismos. Por isso, é importante manter a sua qualidade. O monitoramento da qualidade da água é realizado para avaliar as condições de um corpo hídrico e classificá-lo de acordo com a legislação. Estas avaliações são importantes para cumprir a legislação e para prevenir problemas que possam prejudicar o meio ambiente e a saúde humana.
A água é considerada um recurso crítico para o equilíbrio ecológico e é uma preocupação mundial devido ao uso insustentável, às mudanças climáticas, ao uso inadequado do solo e ao risco de escassez. É importante garantir a qualidade da água para preservar o meio ambiente para as gerações futuras.
Os Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs) são responsáveis por encontrar soluções equitativas que conciliam os interesses públicos e privados na utilização de bacias hidrográficas. Estes órgãos têm uma posição importante na gestão das bacias hidrográficas, com a participação de representantes do poder público, da sociedade e de usuários de água.
Para estabelecer o uso da água e os padrões de qualidade apropriados para cada tipo de atividade, é necessário classificar o recurso hídrico de acordo com a Resolução CONAMA 357/2005, que fornece diretrizes para a classificação de corpos de água e estabelece padrões para a descarga de efluentes.
Por isso, a classificação de um curso de água deve ser baseada nas exigências físico-químicas e biológicas relacionadas ao seu uso previsto.
Para avaliar a qualidade da água, é necessário coletar amostras seguindo certos procedimentos para garantir a integridade das amostras durante os processos laboratoriais. A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo e a Agência Nacional de Águas criaram o Guia Nacional de Coleta e Preservação de Amostras para orientar esses procedimentos, evitando contaminações das amostras.
Este estudo se concentra na determinação feita pelo órgão de proteção ambiental para acompanhar continuamente a qualidade da água através de licenças ambientais. Além disso, existe uma necessidade estabelecida em termos de estudos ambientais que exige a existência de planos de monitoramento para acompanhar a qualidade da água ao longo do tempo.
As etapas para realizar este serviço incluem:
  • Coleta de amostras de água da superfície e/ou profundidade (usando uma embarcação);
  • Análises in-situ dos parâmetros com o uso de uma sonda multiparâmetros (oxigênio dissolvido, turbidez, condutividade, temperatura, pH, entre outros);
  • Armazenamento e transporte das amostras para análise no laboratório, seguindo procedimentos para preservação das amostras;
  • Criação e implementação de planos e relatórios de monitoramento da qualidade da água, incluindo a discussão do IQA (Índice de Qualidade da Água) e verificação do cumprimento da Resolução CONAMA Nº 357/2005 e outras regulamentações relevantes.

Tem interesse? Fale com um de nossos especialistas.